Leitura Bíblica: Rm 14:1-7,12-21; 15:3-5; 1Co 8:4-13; 10:25-29;9:20-22;7:7-8,25-26; 1 Tm 5:14
Neste capítulo, começaremos a ver o aspecto geral da vida da igreja. Na vida da igreja todos devemos ser gerais. Entretanto, antes de ser gerais, devemos ser peculiares. Com relação aos seis itens da nossa fé cristã, devemos ser muito específicos, muito peculiares. Se formos gerais a esse respeito, estaremos errados; todavia, esse é apenas um lado. Precisamos de equilíbrio.
O ASPECTO GERAL PRATICADO POR PAULO
Uma vez que tenhamos lançado o sólido fundamento da fé, ou seja, da peculiaridade, podemos ser bastante, muito gerais. O apóstolo Paulo foi tal pessoa. Ele era geral a tal ponto que, segundo o registro em Atos 21, quando foi a Jerusalém pela última vez, deixou-se persuadir a ir novamente ao templo e até mesmo guardar alguns dos regulamentos do judaísmo. Em Romanos e Gálatas, ele já havia falado ousadamente contra o judaísmo; todavia, quando foi a Jerusalém pela última vez, deixou-se persuadir a ir novamente ao templo.
Já que Paulo era uma pessoa fiel e forte, como pôde ele aceitar o conselho de voltar ao judaísmo e aos seus sacerdotes, pagando até a despesa de outros quatro? Ele estava praticando a
generalidade. Sem dúvida, admito que Paulo, nessa ocasião, foi um pouco longe demais; ele estava até mesmo desequilibrado e, por isso, cometeu um erro. Equilíbrio demasiado ainda é desequilíbrio. Ele tolerou a situação, mas, dessa vez, o Senhor não tolerou. Se Paulo tivesse conseguido passar por aqueles sete dias sem nenhum problema, isso provaria que o que ele fez foi correto. Mas o Senhor não quis tolerar isso, para manter clara a verdade do evangelho às gerações vindouras. Entretanto, esse caso mostra que Paulo era uma pessoa que queria ser muito geral na vida da igreja.
COMER COISAS SACRIFICADAS AOS ÍDOLOS
Segundo o ensinamento de Paulo - o ensinamento do Novo Testamento - deveríamos nós, como cristãos, comer sacrifícios oferecidos aos ídolos ou não? Se você disser que não, eu diria que sua resposta está errada. Se disser que sim eu ainda diria que sua resposta está errada. Tenho alguns versículos que me dão base para dizer sim (1 Co 8:4-8; 10:25-27) e tenho também alguns versículos,que me dão base para dizer não (1 Co 8:9-13;10:28-29). No Novo Testamento não há nenhuma resposta definitiva a respeito desse assunto.
Há cerca de dez anos é que entrei no espírito do escritor de todos esses versículos. Então comecei a entender o seu significado. Não é uma questão de sim ou não; é uma questão de generalidade. Dizer, definitivamente, que alguém deve ou não comer algo oferecido a ídolos causará problemas. Isso excluirá vários membros. Entretanto, dizer sim também causará dificuldade. Irá causar mais dano. Por isso, Paulo era geral.
Todos tem de aprender a ser equilibrados. Você pode sentir que tem liberdade de comer qualquer coisa. Você sente que os ídolos nada significam (1 Co 8:4-6), e que todos os ídolos foram colocados debaixo de seus pés Você pode até comer as coisas oferecidas ao ídolo, diante do ídolo. Mas será que você percebe que sua liberdade e ousadia destruirão alguns que são mais fracos? Eles nunca terão comunhão com você porque pensam que você está associado aos ídolos. Por isso, em algumas ocasiões, Paulo diria que devemos comer e, em outras, diria que não devemos. As duas coisas estão corretas.
PRATICAR A GENERALIDADE
Suponha que eu esteja agora tendo comunhão e participando da mesa do Senhor com certo grupo de crentes, e todos eles sejam bem fortes na consciência. Eles podem dizer: "Não nos importamos com os ídolos; eles nada significam". Eu concordarei com eles: "Sim, louvado seja o Senhor, comam! Comam das coisas sacrificadas aos ídolos. Elas nada significam". Eu digo sim para eles. Mas quando estou com outro grupo, onde os queridos irmãos são fracos na consciência, temerosos de se associar com qualquer coisa relacionada a ídolos, eles podem dizer
que não têm liberdade para comer as coisas oferecidas aos ídolos. Então você pode me repreender, dizendo que sou uma pessoa com duas faces, porque você me ouviu dizer sim para
um grupo e não para outro. Nunca poderemos experimentar e praticar isso sem o espírito da generalidade. Sem tal espírito, causaremos divisão. Não será possível guardar a unidade.
A ATITUDE GERAL DE ROMANOS 14
Essa é a razão de Paulo ter tomado uma atitude geral em Romanos 14. Ele disse que alguns comem de tudo. Entretanto, outros, que são mais fracos, comem apenas vegetais (vs. 2-3). Para
os mais fracos, todos os animais são imundos e apenas os vegetais são limpos. Suponha que alguém entre nós insista em comer apenas vegetais. Que deveríamos fazer? Provavelmente
contenderíamos pela "verdade" de que hoje é o dia da graça e podemos comer de tudo. Insistiríamos para que ele comesse algum animal morto todos os dias, pois isso representa que o Senhor morreu pelos nossos pecados. Todavia, esse irmão querido diria: "Eu creio na redenção do Senhor. Agradeço a Ele por ter sido crucificado pelos meus pecados, mas minha consciência não me permite comer nenhuma carne". Esse é o problema hoje. Os cristãos estão divididos porque lhes falta um espírito de generalidade.
Em Romanos 14 também há a questão de guardar dias (vs. 5-6). Alguns consideram um dia especial. Eles consideram o sétimo dia o mais elevado dos dias. Entretanto, alguns consideram
todos os dias da mesma maneira. Para estes, todos os dias são iguais. Quando jovem, eu pensava que Paulo estava sacrificando a verdade. Eu dizia comigo mesmo: "Paulo, como você pode
receber as pessoas que sentem que hoje têm de guardar o sábado? Por que você não nos diz, definitivamente, que guardar o sábado é errado? Hoje é o dia da graça. Não há necessidade alguma de guardar o sábado. Como pode você dizer que isso está bem?
Suponha que um irmão dos Adventistas do Sétimo Dia comece a se reunir conosco e insista em guardar o sábado. Que você faria? Todos temos de aprender o espírito de Paulo em Romanos 14. Aprendi essa lição de maneira dura. Quando era jovem, tive o melhor ensinamento sobre imersão. Por causa disso, sempre que me encontrava com outro cristão, a primeira pergunta que
fazia era: "De que maneira você foi batizado?" Se ele dissesse que o foi por imersão, eu ficava contente; se dissesse que foi por aspersão, eu expressaria minha reprovação.
Também, nos meus primeiros dias, quando encontrava um cristão, eu ia conferir com ele: "Você crê na volta do Senhor Jesus?" Se ele respondesse que sim, então eu perguntaria quando ele seria
arrebatado. Se ele dissesse algo em desacordo comigo, eu lhe mostraria muitos versículos provando que o que eu cria era preciso. Em certo aspecto, aqueles ensinamentos, aos quais eu
era tão apegado, eram os meus brinquedos.
MUITOS NEGLIGENCIAM ROMANOS 14
Hoje, muitos cristãos estão falando sobre o Corpo em Romanos 12, mas quase todos têm negligenciado Romanos 14. Sem Romanos 14, jamais poderemos ter a vida do Corpo. A maioria dos que estão falando sobre a vida do Corpo não a têm; eles apenas têm divisão. A restauração do Senhor, hoje, é principalmente da unidade. Se quisermos ter a unidade, temos de nos tornar bastante gerais. Quando vem um irmão que é Adventista do Sétimo Dia e insiste em guardar o sétimo dia, devemos dizer-lhe: "Irmão, se você gosta de guardar o sábado, faça-o. Se tivermos tempo, viremos para estar com você. Não temos nenhum problema com você e não temos
argumentação contrária". Esta é a atitude, o espírito tomado por Paulo em Romanos 14. Mas isso não quer dizer que Paulo não tivesse clareza a respeito da doutrina do sábado. Ele tinha muito
clareza, mas não insistiu. Ele nos diz claramente, em Colossenses 2, que o sábado era uma sombra do Cristo que havia de vir. O sábado era uma sombra e, agora que o Corpo veio, a sombra teve fim. Entretanto, em Romanos 14, Paulo ainda o tolerava.
Também, quando vem um irmão e insiste em comer apenas vegetais, devemos dizer-lhe que não temos problemas com isso. Quando ele come apenas vegetais, nós comemos vegetais com ele.Outra vez, isso não quer dizer que Paulo não tinha clareza a respeito da doutrina sobre alimentos. Ele tinha muita clareza, mas não insistiu. Será que nós podemos ser tão gerais assim?
O PROBLEMA DO CASAMENTO
Agora chegamos a outro ponto. Em 1 Coríntios 7, com respeito ao casamento, a atitude de Paulo foi de que era melhor que os santos não se casassem, mantivessem a virgindade (vs. 7-8) e, se eles não tivessem esposa, permanecessem como estavam (v. 27). Ele também disse no versículo 26: "Acho, pois, que é bom, por causa da instante necessidade, que a pessoa fique como está".
Esta foi a atitude de Paulo em 1 Coríntios. Mas se você for aos seus escritos posteriores, ele diz, em 1 Timóteo 5:14: "Quero, portanto, que as viúvas mais novas se casem, criem filhos, sejam boas donas de casa e não deem ao adversário ocasião favorável de maledicência". Em 1 Coríntios 7, ele desencoraja as pessoas de se casar; entretanto, em 1 Timóteo 5, ele encoraja as mulheres jovens a se casar, a criar filhos e a administrar a casa. Se Paulo estivesse aqui, poderíamos perguntar-lhe: "Irmão Paulo, que posição você toma? Você está com 1 Coríntios 7 ou com 1 Timóteo 5?"
Paulo estava errado? Não podemos afirmar isso. Depende das circunstâncias. Se as circunstâncias são tais que é bom que você seja solteiro e ame o Senhor com tudo o que você é, isso é adequado. Todavia, às vezes, as circunstâncias não permitem isso. Ao contrário, você precisa de uma esposa ou marido, com uma família. Se é esse o caso, então as jovens devem casar-se. Em princípio, é igual à questão de comer comidas sacrificadas aos ídolos. Não se trata de sim ou não. É uma questão que depende das circunstâncias. Você não deveria dizer sim, nem deveria dizer não. Não há nada definido ou legalizado. Não deve ser como o que é praticado na Igreja Católica Romana. Eles estabelecerem um regulamento em que todas as freiras, frades e sacerdotes não devem casar-se. Isto é demasiadamente legalista.
Todos temos de perceber, a partir destes casos, que, numa igreja, no que diz respeito a todas as doutrinas, não devemos ser tão específicos, mas gerais. Entretanto, no que se refere à nossa fé cristã, devemos ser específicos. Com respeito à fé, temos de ser definidos, mas, quanto à doutrina, como imersão, aspersão, véu, lavar os pés, comida, guardar dias, casamento e muitas outras coisas devemos ser gerais. Se não formos gerais, certamente seremos facciosos.
PRATICAR A GENERALIDADE PARA COM A IGREJA EM OUTRAS CIDADES
Esse não é um princípio apenas para indivíduos; é também o princípio para a igreja em todas as cidades. Devemos não apenas ser gerais para com indivíduos, mas também para com as outras
igrejas. Não devemos ser tão estritos ou tão rígidos. A igreja numa cidade deve aprender a seguir a igreja em todas as outras cidades. Por exemplo, a igreja em Los Angeles, seguiu a igreja em São
Francisco na questão de orar-cantar. Nem o orar-ler começou em Los Angeles. A igreja em Los Angeles, como uma igreja que também segue as demais, aprendeu a orar-ler com a igreja em Taipé e a orar-cantar com a igreja em São Francisco.
Não sabemos o que acontecerá amanhã na igreja em Seattle, ou, na próxima semana na igreja em Moses Lake. Pode haver algo novo em Moses Lake que também será útil à igreja em todas as cidades. Se assim for, todas as igrejas devem segui-lo. Todos temos de aprender a ser gerais. Não devemos dizer que determinada maneira é a melhor maneira de se praticar a vida da igreja, ou que determinada maneira é a melhor maneira de se ter a igreja numa cidade. Atualmente, eu e muitos outros sentimos que exercitar o espírito e cuidar da vida interior lendo-orando e alimentando-se do Senhor Jesus é a maneira mais proveitosa para termos a vida adequada da igreja, mas estamos abertos para o Senhor. Não sabemos até onde o Senhor prosseguirá. Todos temos de admitir que ainda há um grande campo para explorar. Pode ser que, após dois anos, algo novo seja descoberto. Não devemos ser tão estritos, tão rígidos. Devemos ser abertos e gerais.
AS MELHORES COISAS PARA SE EDIFICAR A IGREJA NUMA CIDADE
Nos dois capítulos anteriores, enfatizei que ensinamentos não são tão bons para a edificação da igreja numa cidade. Também afirmei que os dons não são tão bons. Há algo melhor - o exercitar
do espírito, o crescimento em vida, ler-orar e o alimentar-se do Senhor. Essas são as melhores coisas para a edificação da igreja numa cidade. Não quero dizer que ensinamentos são totalmente inúteis; nem quero dizer que os dons são totalmente inúteis. Vimos que um bom número de pessoas foi levantado pelos dons e que um bom número de santos foi edificado pelos ensinamentos. Dizer que os ensinamentos e os dons são totalmente inúteis é errado. Entretanto, edificar a igreja numa cidade com vida, com crescimento de vida e com unidade, é a melhor maneira. Nada pode suplantar a maneira da vida, a maneira de desfrutar Cristo para o crescimento, e a maneira da unidade.
Jamais devemos tentar ajustar ou corrigir as outras igrejas. Se a igreja que você visita estivesse sob a sua direção, você poderia fazer as coisas de maneira diferente. Mas quando ela não está sob a sua direção, você não deve fazer nada. É o mesmo que dirigir ou andar de automóvel. Quando você é o passageiro, você não deve dizer nenhuma palavra. O carro é dele e está sob a
direção dele. Mas se o carro fosse entregue a você, você poderia dirigi-lo de outra maneira.Nunca devemos ser um motorista do banco de passageiros.
O problema, todavia, é que, quando visitamos a igreja em outra cidade, podemos dizer aos santos dali que a prática na igreja em nossa cidade é a prática correta. Podemos tentar fazer da igreja em outra cidade a igreja da nossa cidade. Não devemos fazer isso. Nunca devemos dizer que a maneira da nossa igreja é a maneira normal. É totalmente incorreto corrigir os outros dessa forma. Sua maneira poderia ser a pior. Mas mesmo que seja a melhor, não é necessário que você tente convencer os outros a tomá-la. Tentar convencer os outros de que sua maneira é a melhor somente causará divisão. Se você acha que sua maneira é a melhor - e se sem dúvida ela for à melhor os outros irão vê-la e aprender dela. Se os outros não se importam em aprender, é problema deles.
Nunca fique aborrecido com algo diferente do seu conceito. Se você tem o conceito de que as reuniões devem ser quietas e vai a uma reunião barulhenta, não se perturbe. Você tem de aprender a ser geral e a ser um com isso. Se o seu conceito é ter uma reunião barulhenta, uma reunião que é cheia de louvor e vem para uma reunião calma, não fique perturbado. Fique calmo
om eles. Seja geral. Temos de guardar a unidade de todas as maneiras. Não torne nada definitivo. Não torne nada específico. Não tenha nada de maneira rígida. Devemos ser abertos, devemos ser gerais e devemos estar aprendendo o tempo todo.
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