Leitura Bíblica: João 17:21-23; Efésios 4:3; Romanos 15:5-6; 1 Coríntios 1:10-3;11:19; Gálatas 5:20; Tito 3:10
No capítulo anterior, vimos que a peculiaridade da vida da igreja é a nossa fé cristã. Nossa fé cristã é composta das crenças a respeito da Bíblia, Deus, Cristo, a obra de Cristo, a salvação e a igreja. Segundo a Bíblia, esses pontos compreendem a fé fundamental e saudável. Nada devemos tirar dela ou acrescentar a ela. Se lhe tirarmos algo, certamente seremos facciosos, e se lhe acrescentarmos algo, também seremos facciosos. Os cristãos são iguais apenas nessa fé. Para nos guardar de ser facciosos devemos apegar-nos apenas a essa fé e nada mais.
Por isso, a nossa fé cristã é a base da unidade genuína de todos os que creem. Na última noite em que o Senhor Jesus esteve na terra, Ele fez uma oração única (Jo 17). Sua oração revelou a importância da unidade de todos os crentes. Nada é tão importante como a unidade. Quando a igreja é dividida, essa unidade se perde. Satanás também sabe que a unidade é a questão crucial, o ponto estratégico. Ele também sabe que, enquanto puder manter os cristãos divididos, ele será bem- sucedido.
A DEGRADAÇÃO DA IGREJA
Os primeiros apóstolos ministraram a Igreja a incumbência recebida do Senhor. Todavia, não tardou muito para que as coisas que eles tinham passado para a igreja começassem a ser perdidas. No princípio, a igreja recebeu todas as coisas corretas. Mas, a partir da última parte do primeiro século, ela começou, gradualmente, a perdê-las. Por um lado, por volta do século XIV,
quase tudo o que Deus tinha dado e confiado ao Corpo fora perdido. Por outro lado, naqueles mil e quatrocentos anos, a assim chamada igreja tinha assimilado muitas coisas heréticas, obscuras
e pecaminosas. Tudo o que ela perdera era algo dado pela Cabeça, e tudo o que ela assimilara era algo injetado por Satanás. Assim, esse período, como a história nos mostra, foi a época mais tenebrosa.
A RESTAURAÇÃO DO SENHOR
Então, em princípios do século XVI, o Senhor levantou Martinho Lutero. Antes dele, alguns já haviam sido levantados. (Na verdade, nos catorze séculos anteriores, houve alguns santos fiéis levantados pelo Senhor para restaurar as verdades perdidas.) Eles pavimentaram o caminho para a Reforma. Foi nessa época que o Senhor começou a Sua restauração e restaurou o primeiro item: a justificação pela fé. Desde então, muitas coisas foram restauradas, tais como a santificação pela fé, a santidade pela fé, viver pela fé, vitória pela fé e muitos outros itens.
OS IRMÃOS DA MORÁVIA
No século dezoito, alguns dos queridos santos que estavam na restauração do Senhor começaram a prestar atenção à vida da igreja. Como resultado, nessa época, houve muitos tipos de reuniões de irmãos na Europa. No século dezoito, alguns mudaram-se para a Boêmia para
estar com o Conde Zinzendorf. Sob a sua liderança, eles começaram a praticar a vida da igreja e esta, até certo ponto, era correta e também muito maravilhosa. John Wesley, após ter ido à Boêmia e ficado com esses irmãos por algum tempo, disse que se ele não tivesse encargo pela Inglaterra, teria ficado com eles pelo resto de sua vida.
OS IRMÃOS UNIDOS DA INGLATERRA
A prática da vida da igreja pelos irmãos na Boêmia era boa, mas em 1828 e 1829, alguns irmãos na Inglaterra, sob a liderança de John Nelson Darby, começaram a se reunir. Sua prática da vida
da igreja foi uma grande melhora. D. M. Panton, um grande escritor de cinqüenta anos atrás, disse que esse movimento foi maior do que a Reforma. Foi muito poderoso e extremamente influente. Antes da reforma, como a história nos mostra, a Bíblia fora fechada pela Igreja Católica Romana. Por meio de Martinho Lutero e da Reforma, ela foi liberada. Todavia, por meio dos Irmãos Unidos, ela foi aberta. Houve vários estudiosos e mestres eminentes da Bíblia entre eles -John Nelson Darby, Benjamin Newton, C. H. Mackintosh, William Kellye outros. Por meio deles, a Bíblia se tornou não apenas um livro liberado, mas também aberto. A teologia fundamentalista de hoje está baseada principalmente nos ensinamentos dos Irmãos.
Porque esses irmãos eram tanto pelas doutrinas, estas se tornaram fonte de muitas divisões. A primeira ocorreu pouco depois do começo deles em 1828. Ela aconteceu por causa de conceitos
diferentes mantidos por John Nelson Darby e Benjamin Newton. Eles tiveram uma grande disputa, principalmente a respeito da segunda vinda do Senhor. A partir daquela primeira divisão, centenas de divisões ocorreram entre eles, todas devidas a conceitos diferentes sobre ensinamentos.
No princípio, os Irmãos Unidos eram muito bons na questão da vida, mas, mais tarde, foram desviados da vida para a doutrina. Por esse motivo, como a história nos mostra, o Senhor foi forçado a reagir.
A VIDA INTERIOR
Devido à falta de vida das igrejas reformadas e dos Irmãos Unidos, o Senhor reagiu nas seguintes questões. Primeiro, Ele levantou alguns queridos santos na questão da vida interior. Um deles foi
Madame Guyon. Ela estava entre os católicos e era profunda na vida interior. Então, no século XIX, foi fundada a Convenção Keswick e todos nela estiveram na linha da vida interior. William
Law, Andrew Murray e Mrs. Penn-Lewis também estiveram nessa linha.
EVANGELISMO
Em sua reação, o Senhor também levantou evangelistas. Especialmente no último século, houve grande número de evangelistas gigantes. Nos E.U.A. houve D. L. Moody, Charles Finney e R. A. Torrey. Na Inglaterra houve C. H. Spuorgeon e Hudson Taylor, o fundador da Missão para o Interior da China. Houve também William Cary, que foi para a Índia. Muitos dos evangelistas fundaram algum tipo de missão para enviar o evangelho. Tudo isso aconteceu fora dos Irmãos Unidos.
O MOVIMENTO PENTECOSTAL
Além da linha da vida interior e da linha do evangelismo, começando a partir de meados do século XIX, houve o movimento pentecostal, também proveniente da Inglaterra. Porque os Irmãos Unidos eram tão dogmáticos e legalistas, levantou-se um grupo de pessoas que não se importavam com nenhum legalismo. No movimento pentecostal havia os que dançavam, os que rolavam, os que riam.
Os Irmãos Unidos podem ter dito que essas coisas não eram bíblicas, mas muitas pessoas foram salvas e reavivadas por meio do movimento pentecostal. Na China, vi alguém que fumara ópio
por quarenta anos. Ninguém podia ajudá-lo a se libertar do vício. Como resultado de pular por algum tempo, ele se abriu ao Senhor e foi salvo. Um ladrão que o próprio governo não conseguia
deter caiu e rolou por cinco minutos. Como resultado, ele também foi salvo. Eu conversei pessoalmente com essa pessoa e ele me contou a história. Ele não fora ajudado por nenhuma pregação eloquente ou belo sermão, mas pelas coisas inusitadas. Tudo isso - a vida interior, o evangelismo, o movimento pentecostal- foram reações do Senhor aos rituais mortos e às doutrinas mortas.
A VIDA ADEQUADA DA IGREJA
Até o começo do século vinte, muitas coisas foram restauradas: o conhecimento da Bíblia, a vida interior, o evangelismo e os dons pentecostais. Entretanto, ainda não fora restaurada, de maneira plena, uma vida adequada da igreja. Então, em 1920, o Senhor fez uma coisa maravilhosa ao levantar a restauração da vida adequada da igreja, na China, principalmente pela liderança do irmão Watchman Nee. De 1920 até hoje, cinqüenta e um anos se passaram e, desde então, tenho estado nela por quarenta e sete anos. Dia após dia tenho visto coisas acontecerem e o que estou agora passando para vocês é algo da minha percepção, como resultado de ter visto todas essas coisas.
Não dêem ouvidos, por favor, a nenhuma conversa sobre o irmão Nee. Eu estive com ele todos os anos, e ele teve comigo muitas conversas longas e bastante sinceras. Hoje, as pessoas espalham
todo tipo de boatos de que Witness Lee é diferente de Watchman Nee, particularmente no que diz respeito à igreja. Por favor, não dêem ouvidos a esses rumores. São mentiras.
Eu documentei todos os capítulos do livro Palestras Adicionais Sobre a Vida da Igreja, dando o dia, o mês, o ano e o lugar em que o irmão Nee deu as mensagens, porque houve um boato de que ele mudou o seu conceito sobre a vida da igreja após a Segunda Guerra Mundial. Mas todas aquelas mensagens foram liberadas a partir de 1948 e após essa data.
Eu jamais encontrei outro homem que fosse tanto pela igreja. Em 1932, ele foi convidado pelos Batistas do Sul, na minha província, para dar uma conferência de verão. Depois daquela época, até a sua prisão em 1952, ele nunca foi convidado por nenhuma denominação, na China, para falar. Por quê? Por causa da questão da igreja. Seu encargo e ministério eram muito pela igreja,
mas a maioria dos missionários, missões e denominações não podiam tolerá-lo porque os seus ensinamentos anulavam a base facciosa de todas as denominações. Hoje, muitos cristãos lêem e apreciam os livros do irmão Nee, mas algumas das livrarias cristãs neste país não incluirão nenhum dos seus escritos sobre a igreja. Ainda assim, o encargo do irmão Nee pela igreja eragrande.
Tenho contatado vários líderes cristãos e lido muitos livros. Todavia, jamais encontrei alguém ou li os escritos de qualquer pessoa que conhecesse o Senhor tão profundamente e fosse tanto pela igreja como Watchmam Nee. Essa é a razão de eu ter sido e ainda ser um com ele. Percebi que ele era a pessoa levantada pelo Senhor para o Seu propósito específico de restaurar a vida adequada da igreja.
A restauração da vida adequada da igreja, enfatizada pelo irmão Nee, é a restauração da única unidade e realidade da igreja. No livro Palestras Adicionais Sobre a Vida da Igreja, ele despendeu muito esforço para ilustrar e mostrar-nos a unidade genuína da igreja. O capítulo quatro desse livro ilustra quatro tipos de unidade, das quais apenas uma é a unidade adequada e genuína da igreja. Esse capítulo é clássico. Ele também ministrou muito de Cristo como a realidade e conteúdo da igreja.
A ÚNICA INTENÇÃO DE DEUS
A intenção de Deus é ter uma igreja, ter um Corpo para Cristo. Sua intenção não é ter simplesmente várias pessoas salvas, tampouco é ter meramente várias pessoas espirituais.
Também não é Sua intenção ter meramente alguns cristãos fervorosos e piedosos. A Sua única intenção é ter uma igreja, um Corpo. Todos os itens anteriores da restauração são para esse item
máximo e final. A restauração da vida da igreja depende basicamente da restauração da unidade e da realidade da igreja. É por isso que a unidade é a restauração final e máxima do Senhor. Sem unidade não há base adequada para a vida da igreja.
No passado, o Senhor usou diversas pessoas para restaurar muitos itens; todavia, o triste é que quase todos esses itens causaram divisão. Todos os itens da restauração deveriam ser para a
igreja, mas as pessoas que foram usadas pelo Senhor para restaurar esses itens edificaram alguma divisão com os respectivos itens restaurados. Os opositores da restauração da igreja não são cristãos indiferentes, mas pessoas dedicadas ao conhecimento da Bíblia, à vida interior, ao evangelismo e às coisas pentecostais, carismáticas.
O alvo da maior parte da oposição é a unidade como a base da vida da igreja. Satanás faz sempre o máximo para destruir essa unidade. Todos os dardos se voltarão contra aquele que é por essa
unidade. Hoje, Satanás, o inimigo sutil, dificilmente ataca espiritualidade, santidade ou coisas carismáticas; ele ataca principalmente uma coisa: a unidade genuína como a base da igreja, que é a restauração da vida prática da igreja.
OS ENSINAMENTOS E AS PRÁTICAS PENTECOSTAIS E CARISMÁTICAS
Eu não me oponho aos dons pentecostais, nem à ênfase a certas doutrinas; entretanto, não sou a favor de nenhum deles. Não me oponho a nada que seja genuíno. Então, por que não sou a favor
dessas coisas? Deixem-me ilustrar. Suponha que uma fábrica tenha, à escolha, diversos materiais para usar na fabricação de seu produto. Cada um dos vários materiais pode ser bom, mas o encarregado sabe, por experiência, qual material fará o melhor produto. Da mesma maneira, como resultado de experiência, posso dizer-lhes que a melhor maneira de edificar uma igreja numa cidade é ajudar os santos a perceber seu espírito humano e a exercitá-lo para contatar o Senhor. Dessa maneira eles experienciarão e desfrutarão o Senhor, terão crescimento
em vida e serão preservados na unidade como a base da vida da igreja. Isso não quer dizer que não haja outra maneira de edificar a igreja. Há outras maneiras, mas nenhuma tão boa e adequada como essa.
A igreja numa cidade pode ser edificada por ensinamento, mas se usar isso como a maneira básica de edificá-la, você sofrerá alguma perda. Uma igreja pode, também, ser edificada pelas práticas pentecostais e carismáticas, mas se você as usar como a maneira básica de edificá-la, você sofrerá perdas ainda maiores.
TESTEMUNHO PESSOAL
Há aproximadamente trinta e sete anos, um querido irmão, que era muito a favor de falar em línguas, veio e teve uma conversa definitiva comigo. Nessa comunhão, mostrei-lhe a verdadeira situação na China. Naquela época, entre os cristãos ali havia alguns que eram mais proeminentes, mas nenhum dos pregadores e ministros cristãos proeminentes falava em línguas. Watchman Nee nunca falou em línguas. Ele definitivamente discordava do ensinamento de que línguas é a
única manifestação do batismo do Espírito. Entretanto, hoje em dia, os ensinamentos do irmão Nee tornaram-se muito importantes, não apenas entre os cristãos de língua chinesa, mas também por todo o mundo. Outro pregador proeminente na China, Dr. John Sung, o evangelista, também nunca falou em línguas. Ele era categoricamente contra qualquer prática pentecostal.
Depois, compartilhei um segundo ponto com ele. Naquela época, dois condados na China estavam cheios de cristãos. Um condado, localizado na Província de Che-Kiang, era fortemente
contra o pentecostalismo. Outro condado, que ficava em minha província natal, era muito a favor das coisas pentecostais. Todavia, na época da nossa conversa, aquela obra pentecostal estava quase totalmente seca, e a obra em Che-Kiang, que era contra qualquer item pentecostal, prevalecia. Eu disse ao irmão que não queria dizer que as coisas pentecostais são inúteis, mas aquela situação provava que há algo melhor.
Então, finalmente, enfatizei ao irmão que seu grupo pentecostal em nossa cidade já se reunia há vários anos, mas ainda não tinha mais que cem pessoas. Nosso local de reunião era muito próximo ao deles; todavia, o número crescia sempre. Ele era um crente fiel e, depois de eu ter falado com ele, acrescentou que percebia também que os que se reuniam com ele viviam uma
vida descuidada e mundana, mas os que se reuniam conosco se dedicavam muito ao Senhor.
Hoje, em Taiwan, nenhuma outra obra se tornou tão prevalecente como a obra das igrejas locais. Em Taiwan há seminários, pessoas com doutorado, missionários, pessoas fundamentalistas e pentecostais, mas nenhuma obra cristã jamais se tornou tão prevalecente como as igrejas locais.
A ATITUDE DOS ESCRITORES DO NOVO TESTAMENTO COM RESPEITO AOS DONS
No Novo Testamento vemos os dons, mas temos de considerar todo o Novo Testamento. No livro dos Atos, vemos que Paulo era poderoso na cura divina no início do seu ministério (At 14:9-10;19:11-12), embora não enfatizasse isso. Todavia, posteriormente, quando seu filho espiritual, Timóteo, teve uma enfermidade no estômago, ele apenas lhe disse que não bebesse água, mas bebesse um pouco de vinho (1 Tm 5:23). Também, a intenção de Paulo ao escrever 1 Coríntios era restringir um pouco os santos ou, pelo menos, ajustá-los, para que usassem adequadamente o falar em línguas (1 Co 14:6-11, 18-19).
Em Efésios, o livro sobre a igreja, Paulo não diz nada sobre os dons miraculosos. No capítulo quatro, os dons são pessoas. Ele sabia que a melhor maneira de edificar a igreja não era com ensinamentos nem com os dons, mas pelo Espírito com vida.
Em todos os seus livros posteriores, 1 Timóteo, 2 Timóteo e Tito, Paulo não diz nada sobre os dons miraculosos. Além disso, nem Pedro nem João dizem qualquer coisa em seus livros a respeito dos dons espirituais. Paulo, Pedro e João foram pessoas cheias de experiência; todavia, nenhum deles enfatizou os dons pentecostais.
O CAMINHO DA VIDA
O caminho da vida pelo Espírito é o caminho proveitoso. Ele avança vagarosamente, mas é firme e constante. A longo prazo, nada pode vencer esse caminho. Ele prossegue ano após ano e vai de um lugar a outro. Torna-se também cada vez mais forte e fica cada vez mais sólido. É lento, mas, a longo prazo, é o caminho mais rápido. É como cultivar um pomar. As árvores frutíferas, crescem
muito lentamente, mas, a longo prazo, isso não é vagaroso. Por fim, o caminho da vida pelo Espírito produz algo que nada pode abalar ou destruir.
Não nos devemos opor a nada que seja genuinamente da Bíblia. As igrejas locais devem ser todo-inclusivas. Entretanto, quer em ensinamento, quer na prática, é sábio usar as coisas que são
melhores. Quando chegarmos à generalidade e ao aspecto prático da vida da igreja nos próximos capítulos, isso ficará cada vez mais claro. Muitas coisas não se incluem no âmbito da
peculiaridade - a nossa fé cristã - mas na esfera do aspecto prático. Um exemplo é o ler-orar. Nós não insistimos nisso, porque não é um item da nossa fé cristã, mas algo para a nossa prática. Creio que, por compartilhar dessa maneira, todos nós ficaremos cada vez mais esclarecidos a esse respeito.
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