Páginas

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

NOVA JERUSALÉM: INTERPRETANDO A NOVA JERUSALÉM













INTERPRETANDO A NOVA JERUSALÉM

E quanto a Nova Jerusalém? No mesmo princípio, não faz nenhum sentido pensar na Nova Jerusalém como uma cidade física. Não é porque esse livro usa o leão como um sinal de Cristo como o rei triunfante, que devemos pensar que Cristo é como um leão no zoológico. O leão não é um leão de verdade, mas ele é um sinal de Cristo como o rei triunfante. O cordeiro não é um cordeiro de verdade, mas é um sinal de Cristo como o Redentor. Da mesma forma, a Nova Jerusalém é um sinal; ela representa algo espiritual.
Um princípio de interpretação da Bíblia é ser consis­tente. Desde que não tomemos os outros sinais literalmente, podemos estar certos de que a Nova Jerusalém não é uma cidade física nela para vivermos. Tal interpretação é total­mente natural. Se não interpretam Cristo como um leão com quatro pernas e uma cauda, por que vocês pensariam que a Nova Jerusalém é uma cidade de verdade? O leão é um sinal, e a cidade é também um sinal.

A Chave para Apocalipse
Apocalipse 1:1 é o versículo chave para todo o livro. So­mente essa única chave pode abrir todas as portas. Temos a chave-mestra. Podemos ir a qualquer porta e abri-la. Devemos tomar 1:1 como a chave-mestra. O ponto chave é "por meio de sinais". Todas as figuras nesse livro são sinais.
Os mestres fundamentalistas concordariam certamente que Cristo como o cordeiro não tem quatro pernas e uma pe­quena cauda. Eles não fariam tal interpretação ridícula. Mas e quanto a Nova Jerusalém? Quando jovem, também cria que a Nova Jerusalém era uma mansão celestial. Eu ficava alegre com a crença de que um dia estaríamos em uma mansão. Como parte de nossa pregação do evangelho, tivemos uma música acerca de como entraríamos pelos portões de pérolas e andaríamos na rua de ouro. Gradualmente, entretanto, à medida em que estudava a Bíblia descobri que a Nova Jerusalém é uma esposa. Quem casaria com uma cidade literal? Mesmo se tivesse doze portões com pérolas e uma rua de ouro, alguém casaria com ela?
Ao estudar e entender a Palavra Sagrada, os cristãos freqüentemente trazem os seus pensamentos naturais. No novo céu e nova terra habitaremos na Nova Jerusalém. Mas não devemos pensar na Nova Jerusalém como uma cidade física. É Deus quem será a nossa morada. Quando jovem, ouvi alguns mestres da Bíblia discutindo o que comeríamos e onde seria o banheiro na "mansão celestial". Quão pobre é trazer o nosso pensamento natural!
Hoje perguntei a alguns santos se eles estão na igreja. Quando responderam sim, pedi-lhes que me mostrassem a igreja. O Novo Testamento nos diz que a igreja é a casa de Deus, e que Deus está habitando em Sua casa; mas onde está a igreja? A igreja, como a casa de Deus e como nosso lar, não é um edifício físico, mas uma composição de crentes vivos (1 Pe 2:5). Ela não é uma entidade física, sem vida, mas uma composição orgânica de pessoas vivas. Ela existe onde quer que os crentes se reúnam. A igreja como a casa de Deus hoje é uma composição de pessoas vivas; é uma pessoa coletiva. Isso é verdadeiro nesta era e o será na eternidade.

Consistente com Toda a Bíblia
A idéia da casa de Deus está também no Velho Tes­tamento. Moisés diz em Salmos 90:1: "Senhor, Tu tens sido nossa habitação de geração em geração" (lit.).
O Senhor Jesus disse que se alguém O ama, Seu Pai e Ele virão a ele e farão nele morada (Jo 14:23). Seremos a Sua morada, e Ele será a nossa morada. Em João 15 o Senhor diz: "Permanecei em mim e eu permanecerei em vós" (v. 4). Em 1 João 3:24 e 4:15 (lit.) diz que nós habitamos em Deus e Deus habita em nós.
Nesta era da igreja estamos habitando em Deus e Deus está habitando em nós. Vocês crêem que quando entrarmos no novo céu e nova terra Deus sairá de nós e nós sairemos de Deus? Se nesta era podemos habitar em Deus, tomando-O como nossa habitação, e podemos dar a Deus um lugar em nós, não é lógico pensar que na eternidade não mais O teremos como o nosso lugar de habitação, mas que viveremos em uma cidade de ouro como nosso lugar de habitação.
Temos de crer que o nosso habitar no Senhor e Seu habitar em nós será intensificado, ampliado e elevado ao máximo. É por isso que João diz que viu que a cidade não tinha templo nela, "porque o seu santuário é o Senhor, o Deus Todo-poderoso e o Cordeiro" (Ap 21:22). Essa é uma forte indicação de que a cidade não é um lugar físico. Nessa cidade o templo é uma Pessoa. Essa Pessoa é Deus e o Cordeiro. O próprio Deus Triúno será o templo. Se o santuário dentro da cidade é uma Pessoa, vocês crêem que a cidade poderia ser algo sem vida?
Desde que o santuário é uma Pessoa divina, o próprio Deus Triúno, a cidade tem de ser pessoas também. Na realidade, a cidade inteira é o Santo dos Santos com três dimensões iguais (1 Rs 6:20; Ap 21:16). Uma vez que o Deus Triúno será o templo e a cidade inteira será o Santo dos San­tos, a cidade não pode ser algo físico. Ela tem de ser uma composição orgânica.
Nos tempos do Novo Testamento a habitação de Deus nesta terra foi primeiramente uma única Pessoa, Jesus Cristo. Ele era o tabernáculo de Deus. Então, depois Dele, a igreja é o templo de Deus (Ef 2:21, 22; 1 Co 3:16). Jesus, uma única Pessoa, era o tabernáculo de Deus, Seu lugar de habitação. Então, a igreja, como uma pessoa coletiva tornou-se o templo de Deus, a habitação de Deus. Esse é o Novo Tes­tamento. Depois da era do Novo Testamento, quando entrarmos na eternidade, a habitação de Deus não mudará de pessoas vivas para uma cidade sem vida, física. Temos de crer que essas pessoas edificadas juntas como o lugar de habitação de Deus serão ampliadas e intensificadas. Na era vindoura haverá uma ampliação destas pessoas vivas como o lugar de habitação de Deus.

Não uma Cidade Literal
Se a Nova Jerusalém fosse uma cidade de verdade feita de ouro, pérolas e pedras preciosas, isso significaria que uma cidade física seria a conclusão de toda a revelação. Isso não é lógico. Deus tem trabalhado ao longo das eras. Primeiro Ele criou o universo. Então Ele criou o homem. Posteriormente se encarnou para redimir o homem. Ele viveu nesta terra, foi crucificado, e então ressuscitou, ascendeu, e se derramou como o Espírito sobre Seus discípulos. Os discípulos então saíram para pregar o evangelho. Muitos têm sido salvos e acrescentados à igreja; eles estão sendo edificados como o Corpo para expressar Cristo. Vocês crêem que o resultado final será Deus ganhando meramente uma cidade física? Pensa que essa é a intenção de Deus?
Se esse fosse o caso, Deus seria um pobre arquiteto. Mediante a Sua criação, encarnação, crucificação, ressurreição, e ascensão, mediante a Sua edificação das igrejas e aperfeiçoamento dos santos geração após geração, Deus está preparando algo muito maior do que uma grande cidade literal. Deus já criou algo mais esplêndido do que uma cidade — o universo. O sistema solar é lindo, mas Deus não está satisfeito com aquilo. Como Ele poderia ficar satisfeito com uma cidade, mesmo uma cidade que é em tamanho a metade dos Estados Unidos? Interpretar tal visão, tal sinal, de maneira natural é errado.
A igreja hoje é o nosso lar. Quando viemos à igreja, viemos ao lar. A igreja está em Deus. A vida da igreja com Deus está em todo lugar. Há igreja em Dallas, Houston, Hong Kong, e em toda a terra. Aleluia! Aonde quer que vamos, nosso lar está lá. Nosso lar é a igreja. Por que nos preocupar se teremos uma casa na Nova Jerusalém? Não precisamos nos preocupar a esse respeito. Deus não está in­teressado nessas coisas físicas. Esse pensamento físico tem de ir embora.

O Lugar de Habitação de Deus pela Eternidade
Deus se importa é com uma composição viva de Seu povo escolhido, redimido, regenerado, transformado e glorificado. Tudo isso será edificado junto para expressar Deus pela eternidade. Isso satisfará a Deus para sempre. Satanás estará no lago de fogo. Deus estará em Sua habitação viva. Todos aqueles que Ele criou, escolheu, redimiu, regenerou e transformou serão glorificados à Sua imagem. Ele estará vivendo neles e eles estarão vivendo Nele. Ninguém pode explicar adequadamente tal conceito profundo. Maravilhoso! Isso será a habitação de Deus e a esposa de Seu querido Filho, Cristo. Nenhum edifício físico pode ser uma esposa. Uma esposa é algo orgânico, uma pes­soa viva.
A Nova Jerusalém significa a habitação de Deus no novo céu e nova terra. No Novo Testamento, o lugar de habitação de Deus na terra foi primeiramente um único Homem, Jesus Cristo, representado pelo tabernáculo (Jo 1:14), e, então, um homem coletivo, a igreja, representada pelo templo (1 Co 3:16). No novo céu e nova terra, a habitação de Deus, como a esposa do Cordeiro (Ap 21:9,10), é também uma composição viva de Seu povo redimido, com­posto tanto dos santos do Velho Testamento, representados pelas doze tribos, como pelos santos do Novo Testamento, representados pelos doze apóstolos (Ap 21:12,14).
Essas pessoas edificadas juntas para ser a habitação de Deus, primeiramente experimentaram a regeneração por meio da morte e ressurreição de Cristo. Isso é representado pelas portas de pérolas, a entrada das pessoas para a cidade. Uma pérola é produzida por uma ostra, uma criatura viva nas águas da morte. Quando um grão de areia fere a ostra, ela secreta uma substância ao redor da areia, a qual faz com a areia se torne uma pérola. A ferida da ostra significa morte, e a secreção do suco de vida em volta do grão de areia significa a vida de ressurreição. A morte e ressurreição de Jesus nos fazem pérolas por meio da regeneração. Ninguém pode entrar no reino de Deus a não ser pela regeneração (Jo 3:5).
Na cidade santa a natureza de Deus ou essência de Deus torna-se nosso elemento básico, representado pelo ouro (Ap 21:18b, 21b); a própria cidade é de ouro e a rua é de ouro. A essência de todos os crentes é simplesmente o próprio Deus.
Pela obra do Espírito seremos transformados à imagem de Deus, representado pelo jaspe. A natureza do Pai (ouro), a redenção do Filho e a nossa regeneração (pérola), e a obra transformadora do Espírito (pedras preciosas) produzem todos os componentes dessa habitação eterna de Deus. A habitação de Deus é também a nossa habitação. Nós também seremos edificados juntos para sermos o Lugar Santíssimo de Deus, expressando-O em glória.

O Ultimo e Maior Sinal
Espero que todos sejamos impressionados com a interpretação e o entendimento apropriados desse último e maior sinal em toda a Bíblia. De todos os sessenta e seis li­vros da Bíblia, a Nova Jerusalém é o último e o maior sinal. A última palavra é a palavra decisiva. Deus, mediante a criação, encarnação, redenção, ressurreição, ascensão e toda a Sua obra de transformação e edificação ao longo de todos estes séculos cristãos, obterá uma composição viva de Seu povo redimido para ser a Sua habitação e Sua companheira para satisfazê-Lo plenamente. Unir-nos-emos a Ele porque seremos a Sua companheira.
O Senhor Jesus disse aos saduceus em Mateus 22:30 que na ressurreição não haverá casamento, mas que todos seremos como os anjos. A Bíblia não nos fala de questões ou relações físicas na eternidade. O que ela revela é elevado e profundo. Temos de ser libertos de nossa mentalidade humana e natural ao considerar a Nova Jerusalém como uma habitação física. Temos de perceber o que está no coração de Deus. Ele precisa de uma habitação eterna, composta de bilhões de pessoas vivas transformadas e glorificadas, para serem o Seu lugar de habitação e a Sua querida esposa, Sua companheira. Essa consumação final e máxima faz com que valha a pena para Ele trazer a criação à existência, encarnar-se, morrer na cruz, ser ressuscitado, e gastar tantos séculos para edificar as igrejas.
Se a Nova Jerusalém fosse uma cidade literal, ela seria somente a metade, em tamanho, dos Estados Unidos (cf. Ap 21:16). Os Estados Unidos hoje têm uma população de quase um quarto de bilhão de pessoas. Através das gerações, porém, Deus terá salvo bilhões de pessoas. Como poderiam bilhões viver em uma cidade que é em tamanho a metade dos Estados Unidos? Não devemos seguir os ensinamentos naturais, mas, antes, exercitar a nossa mente sóbria para ver o que Deus deseja.
A Palavra é a verdade. Agradecemos a Deus por Ele nos haver dado esse livro. Temos algo sólido na linguagem humana que podemos estudar muitas vezes. O Senhor Jesus disse a Pedro que Ele edificaria a Sua igreja sobre essa rocha (Mt 16:18). Pedro nos diz que todos nós, como pedras vivas, estamos sendo edificados uma casa espiritual (1 Pe 2:5). Paulo diz que ele lançou o fundamento, mas todos nós temos de ser cuidadosos em como edificamos: temos de edificar com ouro, prata e pedras preciosas (1 Co 3:10-12). O pen­samento da edificação de Deus está ao longo de todo o Novo Testamento até o fim. É por isso que dizemos que a Nova Jerusalém é a consumação final e máxima da obra de edificação de Deus ao longo de todas as gerações.

2 comentários:

  1. JOSÉ AUGUSTO SOUZA SANTOS, IGREJA EM JOÃO PESSOA. E-MAIL: jassantos04@hotmail.com
    GRAÇAS AO NOSSO SENHOR E CRISTO PODEMOS DESFRUTAR GRATUITAMENTE DE SUA VIDA. COMO EM ISAÍAS 55:1-6 SOMOS UM POVO QUE TEM SEDE, MAS NÃO TEMOS DINHEIRO. DESTA FORMA, O SENHOR PODE NOS SUPRIR, COM VINHO E LEITE. "AH! TODOS VÓS, OS QUE TENDES SEDE, VINDE AS ÁGUAS". OBRIGADO AO PAI PELO MANANCIAL, OBRIGADO AO FILHO PELA FONTE. OBRIGADO AO ESPÍRITO PELA SUA ÁGUA PURIFICADORA QUE TEM NOS LAVADO. "DAI DE GRAÇA O QUE DE GRAÇA RECEBESTES", DIZ O SENHOR. QUE ASSIM PROSSIGAMOS, LEVANDO, SEM NADA COBRAR E SEM EXAURIR AS PESSOAS, A SÃ PALAVRA, O ENSINO SAUDÁVEL DOS APÓSTOLOS, A PURA EXPRESSÃO DE DEUS LIVRE DE QUALQUER FERMENTO MALIGNO CAPAZ DE NOS DESVIAR DE SEU PROPÓSITO PRECÍPUO: CRESCERMOS EM VIDA PARA NA PRÓXIMA ERA REINARMOS COM ELE. QUE O SENHOR ABENÇOE RICAMENTE ESTA PÁGINA, SEUS IDEALIZADORES E SEUS VISITANTES, E QUE ESTES ÚLTIMOS, EM PARTICULAR, POSSAM SER LEVADOS A TER UMA EXPERIÊNCIA PESSOAL E ÍNTIMA COM O AUTOR E CONSUMADOR DE NOSSA FÉ, CRISTO JESUS. QUE POSSAMOS SER ENCORAJADOS COM AS VASTAS EXPERIÊNCIAS DA CRUZ PELAS QUAIS NOSSO AMADO IRMÃO WATCHMAN NEE TANTO DESFRUTOU E ASSIM, FORTALECIDOS NO SENHOR, POSSAMOS ROGAR AO PASTOR E BISPO DE NOSSAS ALMAS QUE NOS CONCEDA A EXPERIÊNCIA GENUÍNA DA CRUZ, A FIM DE CUMPRIRMOS CABALMENTE SEU PROPÓSITO E SUA VONTADE, CONFORME O QUE ESTÁ ESCRITO EM MARCOS 8:34-38. ASSIM, OBTENDO A ÍNTIMA, PESSOAL, INDIVIDUAL E SINGULAR EXPERIÊNCIA COM NOSSO AMADO REI, POR FÉ, PODEREMOS REPETIR AS SÁBIAS PALAVRAS DE JÓ 42:5: "EU TE CONHECIA SÓ DE OUVIR, MAS AGORA OS MEUS OLHOS TE VEEM". LOUVADO SEJA O NOME SANTO DO SENHOR, O ÚNICO DIGNO DE TODA HONRA, GLÓRIA E EXALTAÇÃO. AMÉM. JESUS CRISTO É O NOSSO SENHOR! TENHA CERTEZA, AMADO IRMÃO EM CRISTO JESUS, QUE, DEPOIS DE TER PASSADO POR SUA PRÓPRIA EXPERIÊNCIA GENUÍNA, A SUA FÉ, NA PESSOA DELE, SERÁ COMO A SARÇA ARDENTE (ÊXODO 3:2), QUE ARDE NO FOGO DO ESPÍRITO, MAS NÃO SE CONSOME. GLÓRIAS E LOUVORES SEJAM SEMPRE DADOS A ESTE NOME QUE TEM INFINITO PODER CELESTIAL.

    ResponderExcluir