Páginas

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

O RESULTADO DO DESFRUTAR DA VIDA: A SANTIFICAÇÃO




Efésios 1:4 diz “Assim como nos escolheu Nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante Ele, e em amor”.  1 Coríntios 1:2 continua: “À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus (...)”. Nesses versículos vemos que o Senhor nos escolheu para sermos santos. Essa escolha não foi agora, mais antes da fundação do mundo. 1 Coríntios 1:30 mostra que Cristo é a santificação, e no capítulo 1:2 vemos que somos santificados em Cristo. A palavra “ Em Cristo”, nos mostra que somos santificados dentro de Cristo, e Ele como santificação é dispensado para dentro de nós, os crentes, nos santificando. Portanto, estamos em Cristo e Cristo está em nós.



Em João 14:20, nos mostra que nós estamos em Cristo e Ele está em nós. Isso ocorre pelo fato de um dia o Senhor ter-se tornado o Espírito da Vida (1 Coríntios 15:45). Esse “Mesclar” de cristo em nós é que nos santifica. O processo de santificação nada mais é do que o Senhor se mesclando a nós como Espírito e Vida. Alguns Cristãos pensam que ser santo é não cometer pecado, ou não usar determinadas coisas. Mais ser santo é ser mesclado com Cristo que é a própria santificação.



OS DOIS PASSOS DA SANTIFICAÇÃO


A Bíblia nos apresenta dois passos para nossa santificação: Posicional e disposicional.


Santificação Posicional


A Santificação Posicional está relacionada à nossa posição em relação ao Senhor. Estávamos posicionados no mundo, mais Cristo veio e cumpriu toda a obra na cruz e nos resgatou do mundo e nos introduziu Nele mesmo, em Seu Corpo.  Sua obra nos comprou do mundo, e passamos a pertencer ao nosso único dono, o Senhor. Nós desfrutamos dessa santificação quando cremos no Senhor. Quando cremos no Senhor fomos salvos, e toda a obra de Cristo na cruz começou a ser aplicada em nós, a fim de nos tornamos puros e santos para o Senhor.

Essa santificação não está relacionada apenas ao fato de sairmos do mundo, mais sairmos da carne, do ego, do pecado, de nós mesmos. Posso não estar posicionado no mundo, mais posso está posicionado na carne, no velho homem. E se estou posicionado no velho homem, ainda não estou santificado posicionalmente. Romanos 6:6 diz que com Cristo foi crucificado nosso velho homem. Isso é para não mais servimos o pecado como escravos. A quem servimos? Isso nos mostra em qual posição está. Somente servimos aquele com que estamos posicionados.

A Santificação Posicional é desfrutada por nós quando cremos no Senhor e nos posicionamos Nele, porém ela não é questão de vida, ou seja, não há a necessidade da vida divina para me santificar posicionalmente, precisa apenas da Obra de Cristo. Já na Santificação Disposicional, a Vida é o centro do trabalhar de Deus em nós.



Santificação Disposicional


Como vimos, em Efésios 1:4 nos mostra que o Senhor nos escolheu para sermos santo. Santidade é a natureza de Deus. Ele é Santo 1 Pedro 1:16. Portanto ser santo é ser participante da natureza divina. Quem é santo? Santo é aquele que participa da natureza divina. Não é questão de seguir regras ou doutrinas, é questão de ser trabalhados pela vida e natureza divinas.

1 Pedro 1:4 está escrito: “Pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grande promessas,para que por ela vos torneis coparticipantes da natureza divina,livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo”.  O Senhor tem nos doados todas as suas promessas, para que por meio delas nos torneis coparticipantes da natureza divina.

Quanto mais desfrutamos do Senhor, mais essa vida e natureza são mescladas em nós, nos santificando. Essa santificação é interior, se inicia em nosso espírito e continua pela alma e por fim, chegará ao nosso corpo. O Senhor sempre se apresentou como vida ao homem, e sempre mostrou o desejo de estar no homem. O Fato de o Senhor ser santo, e essa natureza santa está em nós, somos santificados.

Se observarmos esse versículo, veremos que depois que Pedro mencionou o fato de sermos coparticipantes da natureza divina, foi que ele disse que seriamos livrados da corrupção e paixões do mundo. O Trabalhar da vida e da natureza em nosso interior reflete em nossos atos exteriores. Quando nos permitimos ser trabalhados pelo Senhor, pela sua vida e natureza, naturalmente rejeitaremos tudo aquilo que não edifica e não santifica. Portanto ser santificado é um processo de desfrutarmos da vida divina.

Seu conservo Alzemendes Vieira

2 comentários:

  1. Muito esclarecedora esta postagem a respeito da santificação. Pois, está escrito: “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” Hebreus 12:14

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmã, continue desfrutando, e o Senhor te abençoará mais e mais.

      Jesus é nosso Senhor!

      Excluir