Páginas

domingo, 4 de maio de 2014

VENCENDO O PECADO E OS PECADOS ( Parte 1 )




"Pois já temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado" ( Romanos 3:9). "Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus" ( Romanos 3:23).

Hoje vamos falar de um assunto que sem dúvida afeta todas as pessoas: O pecado e os pecados. O primeiro ponto é diferenciar o Pecado dos pecados. O Pecado no singular está relacionado à natureza pecaminosa que está no homem e o tenta governar. Os pecados no plural são nossos atos pecaminosos, ou o efeito do mover da natureza pecaminosa em nós. Mais como podemos vencê-los? Não basta apenas vencer nossos atos pecaminosos, pois, o que faremos com a natureza pecaminosa? O Senhor nos dará luz com relação a esse assunto.



OS PECADOS

Os pecados são resultado da investida da natureza pecaminosa no homem. Paulo afirma em Romanos 7:21 que, quando ele que fazer o bem, encontra a lei de que o pecado reside nele. Essa lei é que força o homem a ter atos pecaminosos. Ela insiste em fazer com que o homem transgrida a lei de Deus, pois o pecado é a transgressão da lei ( 1 João 3:4).Qual deve ser nossa atitude com relação o pecado, ou os atos pecaminosos? Sabemos que todos temos pecados, mais precisamos vencê-los.

Andar na Luz

1 João 1:5-7, diz que Deus é luz e que devemos andar na luz. Muitas vezes, por vários motivos estamos em trevas e não conseguimos ver as coisas perfeitamente, inclusive nossos próprios atos. Por isso nosso primeiro passo é voltarmos à luz. Sabemos que a luz ilumina todos os homens ( João 1:9), portanto ao irmos à luz, somos iluminados e nossa situação e atos são expostos. Em João 3:19, diz que a luz veio ao mundo, mais os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque suas obras eram más. Porque dificilmente as pessoas se achegam à luz? Porque diante da luz, sua situação é exposta.

Mais esse deve ser nosso desejo. Quando formos expostos não devemos ter uma mente nos acusando, ou pensarmos que por causa disso perderemos a salvação, ou que o Senhor não mais desejará algo conosco. Ao vermos nossa situação, ao enxergarmos mediante a luz todos os nossos pecados, devemos nos arrepender e confessá-los diante do Senhor para sermos perdoados e purificados.

Confessar Nossos Pecados

1 João 1:9 diz que, se confessarmos nossos pecados ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e purificar de toda injustiça. Portanto o caminho é se arrepender e confessar nossos pecados ao Senhor, aplicando sobre nós o sangue do Cordeiro e assim sermos purificados pelo Senhor. Não pense você que precisa fazer outra coisa para ser perdoado. Basta simplesmente confessar e ter a plena certeza que o Senhor já perdoou.

Há ,porém uma diferença em ser perdoado e ser purificado ou lavado pelo sangue. Imagina uma situação: Uma criança está brincando e suja sua camisa, a sua  mãe descobre e briga com ela, ela pede perdão e a mãe a perdoa, mesmo sendo  a criança perdoada, ou livre da culpa, a sua  camisa ainda está suja,precisa ser lavada e por fim purificada para ser usada novamente. Muitas vezes erramos e pedimos perdão a Deus, de fato somos perdoados mais ainda sentimos um incômodo interiormente. Parece que mesmo tendo pedido perdão ainda não conseguimos ter comunhão com Deus. Isso acontece porque fomos perdoados, mais ainda há a necessidade de sermos lavados e purificados pelo sangue do Cordeiro. Aplique  o sangue não apenas para ser perdoado, mais também para ser lavado e purificado de toda injustiça.


Permanecer no Senhor

1 João 3:6 diz que todo aquele que permanece no Senhor não vive pecando. Precisamos permanecer no Senhor, permanecer no Seu Espírito, tendo sempre comunhão com Ele, por meio de invocar o seu nome, oração, leitura da palavra, comunhão com os demais irmãos. Tudo isso são meios para permanecermos no Senhor, e assim, não haverá em nós espaço para pecado, pois estaremos totalmente cheios de Cristo.

A Divina Semente

1 João 3:9 diz que, todo aquele que é nascido de Deus não vive pecando, pois o que permanece nele é a divina semente. Essa semente é a palavra de Deus mostrado em Mateus 13. Essa semente é também a vida de Deus que recebemos por meio da palavra. Cristo disse em João 6:63 que as palavras Deles são Espírito e são Vida, isso porque quando À tocamos, recebemos em nós o Espírito e a Vida divina. E por causa dessa vida que habita em nós e nos governa, dificilmente pecaremos.

Quando deixamos de ser governado por essa vida, por essa semente divina, frequentemente cairemos. De fato, as pessoas se esforçam muito para não pecar, mais não percebe que, se deixarem ser governados pela vida de Deus, naturalmente não pecarão, pois serão impedidos por essa vida tão preciosa.

Receber Vida para Vencer os pecados

Ainda em 1 João, no capítulo 5, versículo 16, vemos: "Se alguém vir seu irmão cometer pecado não para a morte, pedirá e Deus lhe dará vida ( ...)" Veja que João não disse que era para pedirmos que esse irmão se arrependesse, não que não podemos orar nesse sentido, mais que, ao orarmos, Deus dará a esse irmão vida. No mesmo exemplo da semente mencionado, a vida divina vence toda a morte. A morte é o resultado do pecado e a primeira coisa que ela mata é o espírito humano. Essa morte espiritual é  a barreira que nos impede de ter comunhão com o Senhor, e sem o Senhor que é a própria vida, nosso espírito adormece. Ele não desaparece, ou deixar de existir, mais perde totalmente sua função, que é receber e contatar Deus.

Quando recebemos a vida de Deus, a primeira coisa a ser restaurada é nosso espírito, e partir daí, Deus começa trabalhar em todo nosso se. Inclusive em nossos atos. Precisamos desfrutar e viver na vida divina, pois onde ela governa o pecado não tem vez.


Nossos Pecados Confessados não Serão Lembrados

Por fim, em Hebreus 8:12 diz: " Pois, para com suas iniquidades usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei". Quando confessamos nossos pecados e somos perdoados, lavados e purificados com o sangue de Cristo, Deus apaga todo o registro da dívida e dela jamais se lembrará. A algum tempo vi
 alguns irmãos não aceitando esse versículo e argumento que eles usaram era que, sendo o Senhor onisciente, como Ele iria esquecer dos nossos pecados? Infelizmente as pessoas tentam entender a Bíblia usando seus conceitos e raciocínio lógico e por isso, não entendem a palavra. Esse " esquecer" mencionado em Hebreus, não está relacionado com o fato de o Senhor apagar de sua memória de sua mente, mais sim que, por termos arrependidos ele não mais o usará para nos condenar, estaremos livres.


Jesus é nosso Senhor

Alzemendes Vieira

Um comentário:

  1. Verdade.
    Se pecarmos e á Deus pedimos perdão.. Ele nos perdoa. E como tem falado, Deus sim apaca todo o nosso pecado, e nos deixa limpo.

    ResponderExcluir